Linhas de Pesquisa

1 – Avaliação neuropsicológica e cognitiva: desenvolvimento de instrumentos e estudos psicométricos

Esta linha de pesquisa agrega conhecimentos da psicometria para construção de instrumentos de medida a partir de modelos teóricos da neuropsicologia cognitiva. O objetivo é desenvolver e adaptar medidas, investigar suas evidências de validade e precisão e disponibilizar dados normativos para tarefas de avaliação de diferentes processos neurocognitivos em diversas fases do ciclo vital.

 

2 – Desenvolvimento e estudos de intervenções precoce-preventivas em neuropsicologia cognitiva e escolar

Agrega o desenvolvimento de programas de intervenção com foco na promoção de habilidades, construídos com base em modelos da neuropsicologia e com aplicação em diferenciados contextos, com ênfase para o escolar. Inclui estudos de eficácia dos programas de estimulação neuropsicológica, estudos de transferência e manutenção de ganhos. A linha possibilita a aplicação do conhecimento em neuropsicologia ao contexto e prática escolar.

 

3 – Neuropsicologia dos Transtornos mentais e do neurodesenvolvimento

Estudos sobre funcionamento neuropsicológico associado aos quadros psiquiátricos e que acometem o neurodesenvolvimento. Perspectiva transdiagnóstica, desenvolvimento de instrumentos específicos e efeito de intervenções baseadas em modelos próprios da neuropsicologia sobre desempenho e funcionalidade destas populações.

 

4 – Aprendizagem e desenvolvimento neurocognitivo: interações com variáveis ambientais

Esta linha de pesquisa tem como foco a aprendizagem (especificamente, a aprendizagem escolar) e estuda as relações e modelos preditivos do desempenho escolar a partir de diversas variáveis ambientais e habilidades neuropsicológicas, de modo a colaborar à compreensão das interações entre ambiente e funcionamento neuropsicológico e como estes podem impactar a aprendizagem escolar/acadêmica.