Extensão

Projetos de extensão em andamento

2021

Grupo de pais e filhos: um programa de intervenção psicoeducativo para a intervenção em funções executivas e regulação emocional

Este projeto tem por objetivo disponibilizar um grupo de formação para pais e monitoramento de um programa interventivo em funções executivas e regulação emocional para crianças com dificuldades atencionais. O programa tem a duração de 12 semanas com 4 encontros com os pais e monitoramento semanal das famílias participantes. Nos 4 encontros com as seguintes temáticas: 1 Planejamento e Organização; 2 Atenção e Controle Inibitório; 3 Memória de Trabalho e; 4 Regulação Emocional. O pais participam dos encontros psicoeducativos sobre os 4 temas, além disso ao longo das 12 semanas as famílias são monitoradas semanalmente pelos extensionistas do programa que acompanham as atividades do programa, trazendo exemplos e modelos para as famílias participarem e se engajarem nas atividades do programa de intervenção.

Coordenadora – Profa Chrissie F. Carvalho

Participantes: Ana Carolina Neiva (psícoloca co-coordenadora) e as estudantes extensionistas: Maria Eduarda Melo, Maria Eduarda Jaruzo, Ana Luísa Rossito, Ana Paula Albrecht, Jade Rubio, Beatriz Soares

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2020/2021

Brincamente: ações promovedoras do desenvolvimento infanto-juvenil para a comunidade em ambiente virtual

Diante do contexto de pandemia, é importante criar ações diretivas e sistematizadas para dar suporte aos profissionais e familiares para promoverem um ambiente que minimizem os efeitos do isolamento social.  O presente projeto de extensão tem por objetivo gerar conteúdo de base científica para profissionais e familiares de modo a promover um ambiente de desenvolvimento estimulante e lúdico com base na Neuropsicologia do desenvolvimento. Dessa forma espera-se que a adaptação do conhecimento científico sobre estimulação cognitiva possa dar suporte as famílias que têm enfrentado dificuldades diante do isolamento social. Além disso, a geração de conteúdo utiliza a rede social do instagram e todo o conteúdo gerado fica disponibilizado de forma livre. A rede também permite a troca direta com a comunidade por meio de mensagens e das lives realizadas com convidados especialistas. Diversos materiais já foram disponibilizados – como vídeos, cartilhas e lives (conversas ao vivo) – a fim de promover o desenvolvimento infanto-juvenil em todas suas dimensões física, cognitiva e psicossocial. Os conteúdos tratam de diversos temas e são direcionados a várias faixas etárias, desde a primeira infância até a adolescência.

Acesse para conhecer https://www.instagram.com/brincamente/

Coordenadora – Profa Chrissie F. Carvalho

Participantes: Extensionistas do Brincamente

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2020 – Projeto encerrado

Intervenção neuropsicológica infantil: grupos de atendimento aos Transtornos do neurodesenvolvimento

A intervenção neuropsicológica pode ser implementada com fins de reabilitação ou habilitação, quando o foco do processo está na aquisição e desenvolvimento de habilidades que ainda não foram desenvolvidas ou que se encontram com um desempenho aquém do esperado frente às demandas do meio. Esse tipo de intervenção pode ser de grande utilidade em quadros como o dos Transtornos do Neurodesenvolvimento. Neste contexto, este projeto de extensão tem como objetivo implementar um programa de intervenção neuropsicológica em modalidade de grupo a crianças (entre 6 e 14 anos) com Transtornos do Neurodesenvolvimento, especificamente diagnóstico de Transtorno Específico de Aprendizagem (TA; especificamente Dislexia) e/ou Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). As crianças encaminhadas serão distribuídas em pequenos grupos (N máx = 5), conforme perfil de dificuldades. Três a 5 grupos serão atendidos ao longo do 1º semestre/2020 e o procedimento será repetido no 2º sem/2020. O procedimento contempla: 1) avaliação inicial (de novos participantes, ao início de cada semestre; pela própria equipe responsável por este projeto); 2) intervenção, em modalidade de grupo, ao longo de cada semestre de 2020 (ingressantes a cada semestre continuam no semestre seguinte), com encontros semanais com foco na estimulação de habilidades de consciência fonológica e funções executivas; e 3) avaliação final, visando verificação da efetividade da intervenção e devolutiva aos responsáveis (final de cada ano). Estima-se que o projeto possa beneficiar aproximadamente 12 a 20 crianças ao longo do ano de aplicação. Justifica-se face à carência de serviços de atendimento à população, gratuito e que preze pelo uso de intervenções pautadas em evidência. O impacto esperado é a melhora na funcionalidade, em termos de comportamento e desempenho escolar das crianças participantes.

Coordenadora – Profa Natália M. Dias

Participantes: Bruna Martins Ávila (bolsista), Eduarda Kammers Rita Momm de Lins (bolsista), Naomi Stange (voluntaria), Marcia Santos Sartori (fonoaudióloga, Mestre em cognição humana, voluntária); Manuella Caroline B. dos Santos (fonoaudióloga; Voluntária), Mariana Valença Marcondes (psicóloga; Voluntária)

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2019 – Projeto encerrado

Aprendendo com os Heróis da Mente: promovendo as Funções Executivas e a Regulação Emocional com crianças no contexto clínico

 Descrição: Ainda são poucas as ações diretivas e sistematizadas para dar suporte aos profissionais e familiares para lidar com as dificuldades relacionadas as funções executivas (FE) tais como manipulação de informações mentais, habilidades de auto regulação emocional, mecanismos de controle da agressividade e impulsividade. Além disso, outras habilidades executivas como planejamento, organização, controle inibitório e resolução de problemas, têm sido enfatizadas por parte dos autores, sendo essenciais para o dia-a-dia da criança, e geralmente comprometidas com crianças com transtornos de aprendizado e do desenvolvimento, além de problemas de comportamento e de impulsividade. . O Programa Heróis da Mente (PHM) foi desenvolvido para estimular práticas para o desenvolvimento das FE e da autorregulação emocional no contexto escolar. No PHM, os professores possuem um papel fundamental como promotores das FE tendo demonstrado trazer benefícios sobre as FE de crianças que participaram do programa. O PHM envolve o ensino sistemático de estratégias de planejamento, organização, memória, controle inibitório, reconhecimento de emoções e autorregulação e foi adaptado para o contexto clínico para ser utilizados por psicólogos e profissionais que trabalhem com reabilitação cognitiva. A versão clínica do PHM dispõe de 4 módulos que foram distribuídos ao longo de 13 sessões (3 sessões por módulo e uma sessão de encerramento). O presente projeto de extensão terá como objetivo promover uma intervenção clínica para a estimulação das FE para crianças com dificuldades de aprendizado e/ou de comportamento entre 8 e 12 anos.

Coordenadora – Profa Chrissie F. Carvalho

Participantes: Jeniffer de Souza (bolsista), Gabriela Guarese (voluntária), Song Jin Rodriguez de Souza (voluntário).

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Outras ações de extensão com participação do LANCE

  • LIGA ACADÊMICA DE PSICOLOGIA COGNITIVA (LIPSICOG)

Coordenadora: Profa Carolina Baptista Menezes (LPCOG)