Pesquisa

Projetos em andamento 

  • Os projetos de pesquisa e atividades docentes podem ser consultados em  SIGPEX
  • Lista-se abaixo apenas os projetos em que os professores são coordenadores e não os que colaboram junto a outros parceiros. Estes podem ser consultados no lattes de cada docente.

Grupo de Pais e Filhos (2021 – atual)

Projeto vigente desde 2021 que acontece semestralmente no SAPSI, com objetivo de estimular as Funções Executivas e Regulação Emocional de crianças de 7 a 12 anos, por meio de uma intervenção lúdica estruturada baseada em uma história em quadrinhos e mediada por extensionistas e cuidadores. O projeto tem duração de 12 semanas, sendo as atividades divididas por encontros de monitoramento para verificar a execução das atividades e encontros psicoeducativos com os cuidadores das crianças participantes.

Intervenção com Jogos:

Esse é um projeto guarda-chuva em parceria com laboratórios das universidades UFSC, UFJF e Harvard:

Estudo 1: Crianças com TEA (2023 – atual)

A intervenção com jogos para crianças com Transtorno do Espectro Autista tem como objetivo auxiliar e desenvolver habilidades de Cognição Social em crianças com TEA. Realizaremos uma série de avaliações neuropsicológicas que irão gerar um relatório completo do perfil de seu/sua filho(a).

O projeto tem como critérios de participação: crianças com idade de 7 à 10 anos com o diagnóstico prévio de Transtorno do Espectro Autista, não possuir diagnóstico comórbido de Deficiência Intelectual moderada ou grave e não possuir significativo comprometimento das habilidades de linguagem expressiva (não verbais). A intervenção acontece no SAPSI – UFSC. Entrar em contato: (48)8878-6928 (Lance)

Estudo 2: Educação Infantil (2024)

O projeto tem como objetivo o mapeamento do desenvolvimento na primeira infância e o acompanhamento da intervenção baseada em jogos na educação infantil com ênfase em dois campos de experiência no qual se organiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC/ MEC), a saber: O eu, o outro e o nós (habilidades socioemocionais); Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações (cognição numérica). 

Avaliação neuropsicológica no curso do ciclo vital (período 1 – 2023-2025)

Este é um projeto amplo que visa ser contínuo e englobar as principais linhas de pesquisa no âmbito da Avaliação Neuropsicológica (AN) e, assim, os projetos individuais, conduzidos pelo LANCE – Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Escolar. Estrutura-se em 3 linhas, dentro das quais serão propostos projetos específicos.

1) Avaliação de precursores e tendências do desenvolvimento cognitivo e socioemocional;

2) Avaliação neuropsicológica e aprendizagem escolar/acadêmica;

3) Avaliação Neuropsicológica em condições clínicas de saúde geral e saúde mental.

Vigência: 2023- em andamento

Avaliação e intervenção neuropsicológica cognitiva em funções executivas ao longo do ciclo vital

Projeto “guarda-chuva” – inclui:

  1. Estudo 1 – Investigação da qualidade de instrumentos para avaliação de funções executivas em pré-escolares
  2. Estudo 2 – Avaliação neuropsicológica do controle inibitório da infância à vida adulta: Primeiro estudo psicométrico do Stroop-App
  3. Estudo 3 – Análise de tarefas de fluência verbal na avaliação neuropsicológica de mulheres com fibromialgia
  4. Estudo 4 – Programa de promoção de funções executivas para jovens/universitários: Desenvolvimento e investigação da efetividade do Módulo 4 – Produção Escrita

Vigência: 2021-2024 (em andamento)

Projeto de Bolsa de Produtividade CNPq de Natália M. Dias

 

Análise de tarefa de fluência verbal na avaliação neuropsicológica das funções executivas de mulheres com fibromialgia

Vigência: 2020-2021 – ENCERRADO

 

Avaliação neuropsicológica infantil: propriedades psicométricas de instrumentos de habilidades acadêmicas e cognitivas no curso do Ensino Fundamental I

Vigência: 2019-2021  – ENCERRADO

 

Funções executivas: avaliação e intervenção com base na neuropsicologia cognitiva

Vigência: 2018-2021  –   ENCERRADO

Projeto de Bolsa de Produtividade CNPq de Natália M. Dias

 

Estimulação Neuropsicológica por meio de jogos na educação infantil: das emoções aos números

Vigência: 2019-2020  – ENCERRADO

 

Desenvolvimento da autorregulação na Educação Infantil: investigação dos efeitos diretos da intervenção e de transferência de ganhos para comportamento e saúde mental das crianças e do professor

Vigência: 2018-2020  –   ENCERRADO

Projeto contemplado Edital Universal CNPq